quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Montadores eram pessoas de uma vez: Minha tia fez isso para a NASA


A TI é muito forte em minha família.


Um dia - isso é mais do que 30 anos atrás - quando eu me puxou para fora das minas de código, eu encontrei minha tia Anna visita. Eu mencionei (com orgulho) que eu estava dominando a arcana de programação em linguagem assembly no TRS-80, usando MASM macro-assembler da Microsoft.





"Sério?", Ela respondeu. "A macro-assembler? O que isso faz? "


"É traduzir declarações de linguagem de montagem em código de máquina. É chamado de um macro-assembler porque você pode definir construções semânticas que o tornam muito mais fácil de escrever código complexo. "


"Hmm." Minha tia parecia impressionado, e um pouco pensativo. "As coisas têm percorreu um longo caminho desde que eu estava programando."


"Você era um programador?" Eu nunca tinha tido qualquer idéia.


"Oh, sim, por um par de anos. Antes de seu tio e eu comecei uma família. "


"Uau. Que tipo de trabalho que você estava fazendo? Assentamentos banco? Sistemas de folha de pagamento? O processamento de dados? "


"Oh, nada disso. Eu tinha um grau de matemática da Universidade de Tufts, então eu fui contratado em um laboratório de pesquisa para fazer um trabalho para a NASA ".


(Neste momento, eu estava literalmente sem palavras Parecia um pouco como de repente aprender um membro de sua família tinha sido um astronauta -.. Mas tinha esquecido de dizer)


"Isso foi nos primeiros dias do programa espacial, e que precisavam para executar uma série de cálculos para ajudar com o projeto da nave espacial mais cedo."


Mais uma vez, há o som da minha mandíbula batendo no chão.


"Foi um trabalho muito interessante, mas também muito difícil. Eles nos dão essas fórmulas, e nós teríamos que traduzir a matemática em instruções para o computador. Isso teve um monte de tempo. "


Hoje nós chamamos esse tipo de coisa simulação. Temos muito boas ferramentas para nos ajudar com essas simulações. Voltar no início de 1960, não tanto.


"Quais linguagens de programação que você usa?"


Minha tia riu. "Oh, não tivemos qualquer linguagem de programação. Eles não eram muito comuns naquela época. "


"Mas", balbuciou: "como é que você escreve seu código?"


"Primeiro, nós traduzir a fórmula matemática em uma série de instruções - este estava no IBM 704 , praticamente o único computador que poderia lidar com matemática complexa. Uma vez que tínhamos tem as instruções escritas para fora, eles nos dão uma folha de papel com linha após linha de caixas. Nós procurar o código de operação para cada instrução, e escrever que na caixa correspondente. Quando tinha escrito todo o programa como opcodes, gostaríamos de lhe dar a um operador, que iria entrar no programa para o computador. "


"Então você tinha que fazer a tradução das instruções para Opcodes si mesmo? Você não tem um montador? "


Minha tia balançou a cabeça. "Fomos a montadora."


"Você tinha que manter o controle de tudo? Cada local do programa, cada ponto de ramificação, cada registrar? "


"Sim, mas não havia mais nada acontecendo no computador - isto é antes de existirem sistemas operacionais - para que você teve acesso a toda a máquina. Você fez o que queria, e, desde que foi consistente, funcionou ".


Foi quando eu percebi que não tinha sido um grande salto a partir do IBM 704 para o TRS-80. O último foi muito menor, mais barato e mais rápido, mas deu-lhe o mesmo controle completo sobre o hardware. Mesmo assim, eu tinha muito melhores ferramentas para trabalhar com, ferramentas escritos pelos programadores que tinham vindo antes de mim - como a minha tia Anna.


Isso é tudo o que me lembro dessa conversa, mas eu sempre lembrei que minha tia era um programador de computador antes de a maioria das pessoas tinha visto um computador. E não apenas um programador de computador, programador, mas trabalhar para cientistas de foguetes. Como isso é legal?


Em retrospecto, outras coisas começaram a fazer sentido. Em uma visita de férias à minha tia e meu tio quando apenas um adolescente - antes que eu aprendi a programar - Lembro-me que tinha um dos primeiros Magnavox Odyssey sistemas de vídeo game. Antecessores do Atari 2600, o Magnavox veio com uma série de telas translúcidas de plástico de sobreposição para a televisão que colorido gráficos em preto-e-branco da Odyssey.


Esse foi o primeiro sistema de videogame que eu já vi. Apesar de o meu tio tinha uma paixão por aparelhos, pergunto-me se a razão que possuíam um aparelho tão cedo é porque, mesmo depois que ela deixou sua carreira para criar meus três primos, minha tia manteve um interesse contínuo em computação.


Isso é algo que os meus primos herdada: A mais velha tem um PhD em Biblioteconomia - no século 21, é tudo sobre design e gestão da informação. O filho do meio é um músico eletrônico. E os mais jovens runs DevOps para uma empresa enorme de semicondutores. Se eles queriam ou não, todos os três têm carreiras em um campo que foi apenas a abertura quando minha tia entrou, 55 anos atrás.


As escolhas de carreira que fazemos - e as histórias que contamos as gerações mais jovens sobre nossas carreiras - influência vive de uma maneira que nunca poderia viver para ver. Quando eu recentemente recebeu a notícia do falecimento de minha tia, eu me lembrei o quanto eu lhe devia uma dívida. O exemplo de Anna me mostrou que uma carreira em TI pode ser literalmente fora deste mundo. ®


In memoriam de Anna Pesce (1938-2015)







via Alimentação (Feed)

Nenhum comentário:

Postar um comentário