sábado, 17 de janeiro de 2015

Código assustador da semana: Válvula de vapor limpa PCs com Linux (se você não tiver cuidado)


Gamers desktop Linux deve saber de um bug no cliente do Steam da Valve que, se você não tiver cuidado, apagar todos os arquivos no seu PC pertencente a sua conta de usuário regular.


De acordo com um relatório de bug arquivado no GitHub , movendo pasta do Steam por usuário para outro local no sistema de arquivos, e, em seguida, ao tentar iniciar o cliente pode executar o seguinte comando de parar o coração:



rm -rf / *

Isso significa: remover todos os arquivos de forma recursiva, e sem parar, a partir do diretório raiz para baixo. Supondo que o cliente é executado como um usuário normal, que vai apagar tudo possuído por essa conta - incluindo unidades de backup montados e compartilhamentos de rede - embora deixar outras coisas, tais como arquivos de sistema de propriedade de raiz, intacto.


O vapor é-Swiss-exército-faca como da Valve Software aplicativo para baixar e gerenciar coleções de jogos de computador, e de conhecer colegas jogadores.





"Eu não sei o que aconteceu. Eu me mudei a pasta no título para uma unidade montada em / media / user / BLÁ e simbolicamente /home/user/.local/steam para o novo local", escreveu GitHub keyvin usuário, que arquivou o relatório de bug.


"Eu lancei Steam. Ele não lançar, ele se ofereceu para me deixar ver [o sistema de arquivos para localizar a pasta do Steam], e ainda não consegui encontrá-lo quando eu apontei para o novo local. Vapor caiu. Eu reiniciei ele.


"É re-instalado em si e tudo parecia ótimo. Até que eu olhei e vi que o Steam aparentemente apagado tudo de propriedade de meu usuário de forma recursiva a partir do diretório raiz. Incluindo o meu disco externo de 3 TB eu voltar tudo até que foi montado sob / media."


Outros usuários também disse que o pedido tinha despojado arquivos de seus discos rígidos. A questão foi atribuída a uma variável de script shell que é suposto para conter um caminho de sistema de arquivos, mas pode acabar vazio se os arquivos do Steam são movidos ou faltando, e é passado como um argumento para rm -rf .


O código em questão é esta em steam.sh:



# Descobrir o caminho absoluto para o script que está sendo executado um pouco
# Não óbvio, o $ {0% / *} puxa o caminho fora de R $ 0, cd para o
# Diretório especificado, em seguida, usa $ PWD para descobrir onde que
# Diretório vive - e tudo isso em um subnível, por isso, não afetam
# $ PWD
STEAMROOT = "$ (cd" $ {0% / *} "&& echo $ PWD)"

# Assustador!
rm -rf "$ STEAMROOT /" *

Sim, $ STEAMROOT pode acabar por ser vazio , mas nenhuma verificação é feita para isso. Observe o # Scary! line, uma indicação de que o programador sabia que havia a possibilidade de uma catástrofe.


Se você estiver executando o Steam no Linux, é provavelmente melhor para se certificar de que você tem seus arquivos de backup e evitar mover o diretório de vapor, mesmo se você link simbólico para o novo local, para o momento. ®


Você já encontrou algum código verdadeiramente assustador na natureza? Entre em contato - poderíamos transformar isso em uma característica regular.







via Alimentação (Feed)

Nenhum comentário:

Postar um comentário